domingo, 14 de agosto de 2011

Crianças x Animais

Como em um tópico anterior falamos do Snoopy e sua turma, achei que seria interessante falar um pouco da relação das crianças com os animais.
Em um estudo realizado nos Estados Unidos no qual foi perguntado:
“Se você fosse um náufrago e só encontrasse uma ilha deserta para sobreviver, quem gostaria que fosse seu companheiro?”
57% dos donos de animais gostariam mais de ter seus bichos a seu lado do que um ser humano. Então se você pensou em seu cachorro ou gato, não imagine que é loucura.
Tamanha paixão tem resposta. Além de ótima companhia, os animais domésticos possuem um amor incondicional. Não importa o que se faça ou diga, ele venera seu dono como ninguém. Mas não é só afeto que ele oferece. Inúmeras pesquisas apontam que cães, gatos, passarinhos, peixes e outros animais trazem benefício à saúde. Um desses estudos, publicado na revista especializada Aids Care, dos Estados Unidos, mostrou que pacientes com Aids que possuíam um animal de estimação tinham menos chance de sofrer depressão do que aqueles que não possuíam bicho algum. Mesmo quem não tem nenhuma outra doença, mas sofre de depressão, pode se beneficiar com a companhia de um bicho. "Cuidar de um cachorro é uma ocupação", explica a psicóloga e veterinária Hannelori Fuchs, de São Paulo. "Tem que dar banho, comida e sair para passear, o que favorece um contato social. Isso tudo ajuda a sair da apatia", completa. (2000, Rossi, A. Revista Isto É)
Dotti (2005) afirma que algumas pesquisas realizadas com pais de crianças que possuíram animais de companhia em sua infância apontam que as atitudes das crianças se tornaram mais intensas em relação à responsabilidade, sensibilidade e senso de comunicação com outras pessoas. Os aspectos como de cooperação, organização e de companhia foram identificados, facilitando o contanto com outras crianças e cria um ambiente saudável para brincadeiras. Estudos recentes mostram que as crianças entre 5 e 12 anos, que possuem animais de companhia, têm mais sensibilidade e compreendem melhor os sentimentos de outras pessoas tendo mais empatia. Crianças menores desenvolvem mais rapidamente a cognição e se tornam até mais espertas, com aumento considerável em seus pontos de QI. Podem desenvolver mais rapidamente sua coordenação motora, campo visual e sua inter-relação com o mundo exterior.
Os benefícios da interação homem animal é estudada de forma científica e disso resultou as intervenções de Terapia Assistida por Animais e Atividade Assistida por Animais
O termo Terapia Assistida por Animais (TAA), do inglês Animal Assisted Therapy (AAT), foi proposto pela organização americana Delta Society, entidade referência para a implantação de programas de TAA. A proposta da TAA é promover a saúde física, social, emocional e/ou funções cognitivas.
A Atividade Assistida por Animais e a Terapia Assistida por Animais foram desenvolvidas a partir de estudos científicos que demonstram que o simples contato com um animal já é suficiente para promover bem-estar.
Alguns benefícios da A/TAA já foram comprovados, como a diminuição da pressão sanguínea e cardíaca, e melhora do sistema imunológico, da capacidade motora e da auto-estima.
A A/TAA também estimula a interação social e tem uma ação calmante e antidepressiva, o que resulta, em alguns casos, na redução da quantidade de medicamentos.
A A/TAA oferece oportunidades para o desenvolvimento de benefícios motivacionais, educacionais, recreacionais, e/ou terapêuticos no intuito de melhorar a qualidade de vida.
O AAA pode ser realizada em uma variedade dos ambientes por profissionais especialmente treinados e/ou voluntários, na associação com animais que se adequam à critérios específicos.
A TAA é uma intervenção com um objetivo pré-estabelecido, em que um animal é uma parte integrante do processo do tratamento. TAA é desenvolvida por profissionais da área de saúde, sendo uma forma de intervenção que pretende promover a melhoria do funcionamento físico, social, emocional, e/ou cognitivo do ser humano; possibilitando, portanto, uma ampla variedade das possibilidades de trabalho, podendo ser em grupo ou individual.
Por ser a TAA uma intervenção previamente planejada e com objetivos específicos bem delimitados, todo o processo deve ser documentado e avaliado.
Os benefícios comprovados:
  •     Exercícios e estímulos variados relativos à motricidade
  •     Estabilização da pressão arterial e reações químicas positivas
  •     Afastamento do estado de dor
  •     Encorajamento das funções da fala
  •     Estímulo à memória
  •     Recreação, diversão e afastamento do isolamento
  •     Oportunidade de comunicação e sentido de convivência
  •     Diminuição da  depressão e medicação psicotrópica e analgésica
  •     Facilitação da socialização e integração.

Johannes Odendaal (1999), após estudar a base fisiológica da eficácia da terapia mediada por animais, concluiu que as substâncias bioquímicas positivas aumentavam de maneira expressiva em pessoas sendo demonstrado no estudo pelo fato dos hormônios e neuropeptídeos afluírem em doses maciças para os sistemas nervosos.
Alterações na química do cérebro influenciam sentimentos, pensamentos e atitudes. Compostos bioquímicos como a feniletalamina, dopamina, beta-endorfina, prolactina e oxitocina são substâncias naturais que aumentam na corrente sanguínea quando há uma interação homem-animal, transmitindo sentimentos de satisfação, confiança, serenidade, felicidade, zelo e amor (Becker, 2003).
Para isso, basta uma interação positiva de quinze minutos, que acarretará essa alteração hormonal, propiciando uma sensação de bem-estar, além, também, de diminuir o cortisol, que é o hormônio do estresse. Há, assim, uma alteração química no organismo, onde endorfinas são produzidas pelo sistema imunológico (Odendaal; Lehmann, 2001).
De acordo com Levinson (1964 apud Althausen, 2006) a relação de uma criança em atividade lúdica com um animal tem a vantagem de proporcionar a oportunidade de se expressar livremente, pois diferente da relação com objetos inanimados, a criança pode conceber o animal como sendo parte dela mesma ou parte de sua família. Os animais estariam portanto, atuando como aliados psicoterapêuticos, sendo “agentes catalisadores”.
Pensando em todos os benefícios que um animal pode proporcionar, inclusive o incentivo à leitura, tenho a indicação de alguns livros.








Para as crianças que querem um cãozinho ou já tem um, mas não sabem como educar, indico Meu irmão, o cão de Alexandre Rossi e Regina Motta, Editora GERMINAL 




Para abordar temáticas como amor, amizade e elevação da auto-estima indico Vira-lata de Stephen Michel King da editora Brinque-Book. Este livro aborda a temática dos sentimentos de solidariedade, compaixão e de amor que as pessoas deveriam ter com os indivíduos e também com os animais. Stephen Michael King mostra aos leitores que, assim como o cão, muitas pessoas não possuem abrigo, comida e família. Vira-Lata reflete a situação dos desabrigados e pode ser uma abertura para as discussões sobre a situação desses indivíduos e a importância de se pertencer a uma família.

Para os adultos fica a dica de três livros:

 















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