segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Amigo do Rei


Depois de muito tempo longe do blog resolvi voltar a escrever hoje, 29 de outubro, dia Nacional do Livro.
Comemoramos o dia Nacional do Livro hoje, pois foi nesta data em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional localizada no Rio de Janeiro.

E a indicação de livro escolhido para hoje é O Amigo do Rei da Série Vou Te Contar!, editora Salamandra da autora Ruth Rocha.
Ruth Rocha nasceu em 1931 na cidade de São Paulo, onde sempre viveu. É graduada em Sociologia e Política pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Começou a escrever artigos sobre educação para a revista Cláudia, em 1967 e em 1969 começou a escrever histórias infantis para a revista Recreio. Em 1976 teve seu primeiro livro editado, tendo publicado mais de cem livros no Brasil e vinte no exterior, em dezenove diferentes idiomas. Em 2002 ganhou o prêmio Moinho Santista de Literatura Infantil, da Fundação Bunge. Também nesse ano foi escolhida como membro do PEN CLUB - Associação Mundial de Escritores no Rio de Janeiro. Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta

“No Brasil, no tempo da escravidão, brancos e negros não podiam ser amigos não.
Mas, para as crianças, quem manda é o coração. E o escravo Matias era amigo de Ioiô, seu patrão.
Brincavam e brigavam, indiferentes a qualquer lei, sem saber que, um dia, um deles ainda seria rei.”

O Amigo do Rei conta a história da amizade entre o escravo Matias e Ioiô, filho do patrão. Ambientada há muito tempo atrás, quando no Brasil ainda existia a escravidão, um menino muito esperto dizia que seria rei. Matias era negro e morava na Senzala e nasceu na mesma época que Ioiô, menino branco da Casa Grande. Eles aprenderam a brincar juntos, mas na hora das brigas, adivinha quem tinha razão? Eles aprontam e deixam o pai de Ioiô furioso. Os garotos levaram aquela surra. Magoados, resolvem fugir pela mata, lugar de várias surpresas, onde sonhos de liberdade podem se tornar reais.

A história mostra situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia necessária para buscar seus sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário