sábado, 28 de maio de 2011

Chapeuzinho Amarelo

Dando continuidade ao tema “medos” abordado na indicação do livro no post anterior, tenho outra sugestão: Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque, José Olympio Editora.

O livro conta a história de uma menina que sente medo do medo, medo do desconhecido. Este medo é representado no livro pela figura do Lobo. Com esse medo Chapeuzinho Amarelo deixa de fazer muitas coisas relacionadas ao cotidiano infantil tais como não ir a festas, não ouvir conto de fadas e até mesmo de brincar. No decorrer do livro a menina enfrenta seu principal medo de frente, que é o do Lobo, tornando-o um inofensivo Bolo. Esta transformação é feita de forma brilhante por Chico Buarque ao escrever diversas vezes a palavra lobo em separação silábica que aos poucos torna-se bolo.

“LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO”

O livro possibilita trabalhar o enfrentamento dos medos que povoam o imaginário infantil através da alternativa escolhida por Chapeuzinho Amarelo, ou seja, analisar o medo e poder perceber que o medo de sentir medo é maior do que o próprio objeto de medo.
Mesmo ensinado a criança que podemos enfrentar o medo não podemos minimizar o que ela sente. O medo é uma reação natural em que fazemos a avaliação de um evento como perigoso ou ameaçador. Esta avaliação é diferente para cada pessoa e o mesmo evento que para uma pode causar muito medo para outra não.
O medo causa reações físicas desconfortáveis como suor, o aumento do ritmo cardíaco e respiratório e tensão muscular. Então mesmo quando dizemos para a criança que “não sinta medo” ou “você já é grande para ter medo”, o comportamento que esperamos pode não acontecer já que o corpo da criança está dando sinais de que ela está com muito medo.
Por isso, ensinar aos poucos que todos têm medo e que podemos ter alternativas para lidar com eles é muito importante. Neste ponto as histórias são um grande aliado, já que a criança por meio delas poderá primeiramente aprender a lidar com o medo do outro, o medo dos personagens dos livros, para depois poder lidar com o seu próprio medo.

4 comentários:

  1. Oi Flávia!!! Tudo bem? Adorei o propósito do blog!

    Dou muita importância ao psicológico do meu filho, por isso, tenho dúvidas que, geralmente, não são esclarecidas com conselhos "normais"...

    Sobre o post, meu filho é bem sensível quanto a medo (de formigas, ficar sozinho, vento, brinquedos como carrossel, separação, etc.), gostei da idéia sobre utilizar as histórias para tratar do assunto! Os livros que indicou são recomendados para alguma faixa etária específica (meu filho está com 3 anos)?

    Como sugestão de tema: tive dificuldade para tirar ele das fraldas, ele saiu e agora regrediu.

    Parabéns pela iniciativa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Safira!

    O livro Chapeuzinho Amarelo tem uma linguagem bem fácil para as crianças, mesmo para seu filho que tem três anos. As ilustrações são do Ziraldo, bem coloridas e explicativas do que o texto está abordando.

    O livro do post anterior tem mais ilustrações do que texto e acho que também pode ser adequado.

    Outra sugestão é o livro Quando Sinto Medo da Trace Moroney, Editora Ciranda Cultural (http://www.lojacultural.com.br/magento/index.php/quando-me-sinto-medo.html). Este faz parte de uma coletânea de nove livros que tratam de vários sentimentos.

    Obrigada pela participação e pela sugestão de tema! Com certeza colocarei um post em breve com sua sugestão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia! Passei aqui para conhecer seu blog e adorei!!! Como todo mes levo Maria Fernanda na livraria para escolher um livro, esses entrarão na lista!Após a leitura volto aqui!

    Abraços e sucesso!

    Gabriela (Fisioterapeuta de sua mãe)

    ResponderExcluir
  4. Olá Safira,

    Veja o post Ensinar a usar o penico e "largar" as fraldas... (http://www.psiquiatriaepediatria.com/2009/11/ensinar-usar-o-penico-e-largar-as.html)

    Beijos

    ResponderExcluir